Grupo de mães organiza mamaço em Cuiabá

O Grupo de Apoio Supermães, composto por quase 200 gestantes, puérperas e mães de primeira viagem, fará uma mamaço no próximo sábado (17), a partir das 15 horas, no salão nobre do Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá, como parte da programação do Agosto Dourado, mês em que são intensificadas as campanhas de incentivo ao aleitamento materno.

O evento contará com roda de conversa sobre o fortalecimento da rede de apoio à maternagem, dança circular com as mães e seus bebês, pintura de barriga, orientações para grávidas e lactantes, aromaterapia, massagem relaxante e auriculoterapia. Todas as atividades serão gratuitas!

Além do encontro do Supermães, que é aberto a todos os interessados em fomentar a rede de apoio em prol das mães e seus bebês, os participantes também poderão prestigiar a exposição “Arte de Amamentar”, que traz obras (pintura, fotografia, escultura, instalação) de diversos artistas regionais e que está em cartaz no Palácio da Instrução até o final deste mês. Eu já visitei a exposição e digo que vale muito a pena conferir! Inclusive já postei aqui no blog. Clique para ler.

De acordo com a fisioterapeuta Josemara Lima, uma das fundadoras do Grupo de Apoio Supermães, o evento está sendo preparado “com muito carinho e cuidado”. Segundo ela, estão confirmadas as presenças de diversos profissionais da saúde, que estarão dispostos a orientar as mamães e futuras mamães. Dentre eles, estão as doulas Thatyane Carvalho, Ana Flávia e Ariane; as enfermeiras obstétricas Renata Teixeira e Isadora Barros (que também é consultora de amamentação); as psicólogas Deise Vilani Neumann e Edileuza Silva; a fonoaudióloga Priscila Biaggi Alencar.

O “Mamaço no Palácio”, como está sendo chamado o encontro, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) e da Spazio VND.

De acordo com o servidor da Superintendência de Atenção à Saúde da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rodrigo Carvalho, que também atua na organização do evento, o “mamaço” é realizado com base na Lei Estadual nº 10.394 de 2016, que permite o aleitamento materno em locais públicos.

“A lei garante que as mulheres têm o direito garantido de amamentarem seus filhos em locais coletivos de acesso público, tais como: casas de espetáculos, bares, restaurantes e estabelecimentos similares em todo o Estado de Mato Grosso. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem a Lei poderão sofrer penalidades, que vão de advertência à multa, que pode chegar a R$ 50 mil”, ressaltou Carvalho. 

 

Sobre o Supermães

É um grupo de apoio a gestantes, puérperas e mães de primeira viagem que buscam e incentivam o parto respeitoso, a amamentação, a criação não violenta. É formado por mulheres que prezam a maternagem livre de culpa, julgamentos e com muita empatia.

Diariamente, nós (eu faço parte deste grupo, que tanto tem me ajudado!) nos relacionamos por meio das redes sociais Facebook e WhatsApp. Também são realizados encontros presenciais quase todos os meses, sempre com um tema diferente a ser debatido, dentro do universo da maternagem.

O grupo também promove campanhas de doações para ajudar mães que estejam passando por dificuldades materiais e, sempre que possível, realiza visitas domiciliares para auxiliar e apoiar mães que estejam passando por dificuldades na amamentação.

Fiquem ligadas que, em breve, trarei uma matéria mais detalhada sobre o trabalho lindo dessas mulheres e mães!

 

Em maio, as Supermães se uniram em prol da campanha de doação de leite humano

Anote na agenda!

O quê: Mamaço no Palácio

Onde: Palácio da Instrução – Rua Antônio Maria, 151, Centro, Cuiabá (ao lado da Igreja Matriz)

Quando: 17 de agosto (Sábado), a partir das 15h

Entrada gratuita

(Post atualizado em 14/08/2019, às 15h43)