Ordenha de alívio: saiba pra que serve e como fazer

Quem acompanha o blog já deve saber que esta semana a Laura entrou na creche. Lá não tem a possibilidade de eu ficar indo durante o dia para ver minha filha ou mesmo para amamentá-la. Sequer a fórmula que eu envio na mochila estão servindo para ela. A intenção deles é fazer com que ela siga a rotina da creche, o que inclui só comer o que é servido por eles.

Acontece que eu tenho uma boa produção de leite. Tive a sorte de ficar os 10 primeiros meses de vida da Laura sem trabalhar. Depois, arrumei um emprego temporário de 2 meses e lá eu sofri com os seios muito cheios. Um maior do que o outro. Como não tinha local adequado para fazer a ordenha, eu tinha que esperar o final do expediente e, assim que me encontrava com a Laura, colocava-a para sugar.

Só que não é recomendável colocar o bebê para mamar com o seio nessas condições porque prejudica a pega correta e o bebê pode acabar abocanhando o bico ao invés da aréola e machucar.

Fora que o quadro, quando recorrente, pode se agravar para uma mastite, que é quando o leite “empedra”, os ductos por onde ele passa ficam obstruídos e ocorre inflamação, sendo necessário tratamento médico, com uso de antibióticos.

Graças a Deus, eu não cheguei a esse estágio. A Laura já está com 1 ano e a mastite é mais frequente nos três primeiros meses de vida do bebê, quando a produção ainda é bem farta.

Agora que Laura passa o dia todo na creche, eu estou desempregada e, como passo o dia todo em casa, estou conseguindo fazer algo importantíssimo para evitar o desconforto e a dor do seio muito cheio, que é a ordenha de alívio.

Ontem eu fiz no meio da tarde, utilizando minha bomba elétrica. Em pouco mais de 30 minutos, consegui extrair 120 ml de leite e já deu para os seios ficarem do mesmo tamanho porque meu seio direito enche muito mais do que o esquerdo.

A ordenha de alívio, como o próprio nome diz, serve para aliviar o desconforto que a lactante sente quando o seio fica muito cheio, a pele estica, dói, pesa. Mas também tem outros benefícios, como prevenir a mastite, garantir a boa pega do bebê, prevenir rachadura no bico.

Como a Laura mama diretamente no peito, ela não quis tomar o leite ordenhado. Eu poderia fazer picolé ou até usar em alguma receita. Mas eu deixei na mamadeira e coloquei na parte de baixo da geladeira. Sendo assim, só poderia utilizar em no máximo 12 horas. Como eu fiz transfusão sanguínea há menos de um ano, não posso doar para o banco de leite.

Como fazer a ordenha

É possível fazer a ordenha manualmente, seja um pouco antes de amamentar (só para tirar o excesso de leite e deixar a aréola maleável para o bebê abocanhar) ou mesmo para fazer estoque. Também dá para usar uma bomba manual ou elétrica. A minha é elétrica, o que deixa o processo muito mais fácil e rápido.

É importante manter sempre a higiene, principalmente se for guardar o leite. Eu sempre tomo banho antes ( quando estou em casa) para tirar o suor do corpo. Com as mãos limpas e todas as peças da bomba esterilizadas, eu encaixo o seio na bomba, ligo e fico fazendo movimentos circulares, depois deixo parado para o leite começar a descer.

No caso da ordenha manual de alívio, você pode massagear o seio com movimentos circulares dos dedos, segurar a aréola com a mão em formato de “C” começar a puxar para trás (o que imita  sucção), mudando a posição da mão na vertical e na horizontal, até que o leite desça e a aréola fique flexível.

Também é possível fazer o chamado “milk shake”. Consiste em inclinar o tronco para baixo e sacudir os ombros  ou então balançar um seio de cada vez, se inclinando para baixo, segurando o seio com as pontas dos dedos de uma mão e chacoalhando. Faça isso aliado à massagem para amolecer o leite empedrado e depois fazer aquele movimento de puxar a aréola que citei acima, para ordenhar.

Eu aprendi essas técnicas de ordenha manual com uma consultora de amamentação que me visitou nos primeiros dias após o parto, a Laís (sou muito grata a ela, que esteve comigo na gravidez). Também vi alguns vídeos bem bacanas, que vou compartilhar aqui para ficar mais claro.

https://youtu.be/1n_HU-WhmTo

https://youtu.be/uNyBMCFR8Ik

Deixem nos comentários as suas experiências com a ordenha, com seios muito cheios e também se querem ler mais sobre doação de leite, mastite e outros assuntos ligados à amamentação! Sua participação é muito importante!