Livro do médico Carlos Gonzalez que toda mãe precisa ler antes de encarar qualquer consulta desde o pré-natal até o pediatra do filho
Acabei de ler o livro “Um presente para a vida toda: guia de aleitamento materno” (Editora Timo, 2019), do Carlos Gonzalez, um dos pediatras mais respeitados no mundo devido à sua abordagem empática em relação às mães e aos bebês em temas como amamentação e criação com apego, por exemplo. A sensação que tive durante a leitura foi a de que deveria tê-lo lido durante a gravidez, pois a maioria das informações são extremamente úteis a uma mulher que está se preparando para ter um bebê. E eu já pari há 3 anos e 3 meses, já passei por todas as fases citadas no livro, inclusive o desmame. Me senti a experiente agora! Só que não! (risos).

Foi uma felicidade imensa saber que existe um livro onde um médico traz tantas informações técnicas aliadas a uma boa dose de sinceridade, empatia e experiência, que fariam qualquer mãe sair aliviada de uma consulta na qual chegara totalmente perdida e desesperada (o que pode ser prevenido com informação de qualidade, mas as mães sofrem do mesmo jeito rs). O mundo precisa de mais pediatras como o dr. Gonzalez, pelo bem das mães e dos bebês. Eu tive o privilégio de ouvir uma palestra virtual dele no Agosto Dourado de 2020, organizado pela Liga de La Leche Latinoamerica, onde o mesmo falou sobre como agir diante de birras e gritos da criança. Eu fiz uma matéria que pode ser lida clicando aqui.
O livro aborda diversos aspectos relacionados ao aleitamento materno, desde a gravidez até o desmame, passando pelo funcionamento do peito, pega e posição correta, alimentação da mãe e alimentação complementar da criança, volta ao trabalho, medicamentos, doenças da mãe e do bebê, fertilidade, proteção legal e até mesmo a culpa, que tanto permeia e atormenta as vidas das mães! O mais importante em cada capítulo é que o dr. Carlos Gonzalez mantém firme sua postura em defesa da amamentação. Há algumas exceções (muito responsáveis), quando ele trata sobre mulheres em tratamento de câncer e AIDS e em casos de bebês que sofrem de galactosemia. Uma ponderação que faço é que aparentemente algumas informações técnicas podem estar desatualizadas pois as referências trazidas são de muitos anos atrás ou porque na Espanha (origem do autor) se faça diferente, por exemplo, quando ele fala de armazenar leite materno em potes de plástico. No Brasil, a recomendação é usar frascos de vidro com tampa plástica. Na dúvida, procure outras fontes de informação confiáveis.

Um ponto importante que me agrada no livro, além do fato dele ser um claro defensor do aleitamento materno, é que em vários trechos o autor incentiva as mulheres a buscar apoio em grupos de mães, o que posso dizer por experiência própria que funciona muito em várias situações, desde a gestação até quando a criança já está crescidinha. Essa rede de apoio materno é ainda mais imprescindível quando se trata de mães de primeira viagem.
Interessante notar que essa preocupação carinhosa e empática do dr. Carlos Gonzalez não se limita apenas à mãe e ao bebê, mas alcança também os profissionais da saúde que acompanham essa díade. Essa parte me surpreendeu positivamente no último capítulo do livro, onde o autor ensina uma forma simples de “como mudar o mundo” fazendo girar a roda da gentileza que gera gentileza. Não vou dar spoiler. Vale muito a leitura!
Dr Gonzalez é mesmo um médico diferenciado. O Supermães teve a oportunidade de estar com ele no Congresso Internacional de Aleitamento Materno – ENAM – de 2019.
Obrigada pela resenha desse livro, Celly!!
CurtirCurtido por 1 pessoa